Home  |  Lojas  |  Publicidade  |  Downloads  |  Trabalhe Conosco  |  Ouvidoria  |  Webmail

(Cadastre-se aqui e receba informações)

Diabetes

Noções Gerais sobre o Diabetes

O diabetes mellitus, popularmente conhecida apenas por DIABETES, é um distúrbio do metabolismo que afeta primeiramente os açúcares (glicose e outros), mas que também tem repercussões importantes sobre o metabolismo das gorduras (lípideos) e das proteínas. Muita gente pensa que o diabetes é uma doença simples e benigna, um probleminha banal de "açúcar alto no sangue". Na verdade, infelizmente não é bem assim. O diabetes é uma disfunção que, se não tratada e bem controlada, acaba produzindo, com o correr do tempo, lesões graves e potencialmente fatais, como o infarto do miocárdio, derrame cerebral, cegueira, impotência, nefropatia, úlcera nas pernas e até amputações de membros. Por outro lado, quando bem tratado e bem controlado, todas essas complicações crônicas podem ser evitadas e o paciente diabético pode ter uma vida perfeitamente normal. Recentemente, foi concluído um grande estudo, nos Estados Unidos, o qual demonstrou que o Controle adequado do diabetes é, realmente, o único caminho para se evitar as complicações mencionadas.

Locais de aplicação de Insulina

A insulina deve ser aplicada no tecido subcutâneo, para absorção adequada. É importante conhecer os locais corretos e saber utilizá-los. Uma vez que as aplicações serão freqüentes é importante também fazer os rodízios dessas áreas para evitar as lipodistrofia.

Os locais de aplicações de insulina estão ilustrados abaixo. Vale lembrar que a absorção adequada da insulina depende do local da aplicação.

As seqüências para absorção mais rápida da insulina são: abdome, braços, coxas e glúteos.

• Abdome: região abdominal, exceto no espaço entre 3 dedos à direita ou à esquerda do umbigo. Não é recomendado aplicar nem acima nem abaixo do umbigo por ser desconfortável.

• Braços: região posterior externa do braço, no espaço entre 3 dedos abaixo do ombro e 3 dedos acima do cotovelo.

• Coxas: região frontal e lateral superior da coxa, no espaço entre 4 dedos abaixo da virilha e 4 dedos acima do joelho.

• Nádegas: região superior lateral externa do glúteo, tendo como referência a prega interglútea.

Alguns cuidados especiais após a aplicação de insulina

Não friccionar o local;

Evitar banhos muito quentes;

Escolha o local da aplicação de acordo com as atividades físicas a serem realizadas no dia;

Não fazer compressas frias ou quentes.

A Importância da Monitorização

A glicemia capilar ou ponta de dedo é nome dado para medir a quantidade de glicose (açúcar) no sangue num determinado momento.

Para realizar a monitorização é utilizado um aparelho pequeno e portátil, de fácil manuseio que chamamos de glicosímetro, são eles que fazem a leitura do resultado através de uma gota de sangue colocada numa fita reagente. A monitorização é muito importante, para todo paciente diabético, pois com esses resultados, seu médico poderá fazer os ajustes necessários na sua medicação no seu tratamento.

No caso dos diabéticos que fazem uso de insulina é muito importante a realização da monitorização nos seguintes horários: em jejum, antes das principais refeições, 2 horas após as refeições, à noite, ao deitar e antes do lanche noturno.

E nos diabético tipo 2 a freqüência da monitorização será de acordo com a orientação do seu médico ou da equipe multidisciplinar.

Hoje em dia existem várias marcas e modelos, cada um com uma característica diferente, existem aqueles que tem mais recursos tecnológicos, outros que tem uma capacidade de memória maior, outros necessitam de uma gota de sangue menor, etc. Veja qual modelo e marca se enquadra a sua necessidade. E o mais importante não esqueça de fazer a Monitorização.



Receitas

Nenhuma receita encontrada com esse código!

Dicas

- Dicas de viagem para quem possui Diabetes

  Drogaria Cesar
Av. José Alves de Azevedo, 348 - Centro
Campos dos Goytacazes - RJ - 28025-497
(22) 2722.9781

Cheque- Pré para 30 dias
(sujeito a aprovação)

Receita médica é para ser respeitada.
A Drogaria Cesar, seus farmacêuticos e atendentes cumprem sempre as prescrições médicas.
Respeite a prescrição médica.
Não troque seu medicamento.

 

 

(1) As informações contidas neste site não devem ser usadas para automedicação e não substituem, em hipótese alguma, as orientações dadas pelo profissional da área médica. Somente o médico está apto a diagnosticar qualquer problema de saúde e prescrever o tratamento adequado. (2) Ao persistirem os sintomas um médico deverá ser consultado. São medicamentos, seu uso pode trazer riscos. Procure o médico e o farmacêutico. Leia a bula. (3) Medicamentos osob prescrição necessitam de apresentação de receita médica e só serão dispensados mediante a apresentação da receita médica, a qual deverá ser enviada pelo e-mail:contato@drogariacesar.com.br ou pelo FAX 0xx22 2722-2640. (4) Os preços contidos neste site não são, necessariamente, os mesmos encontrados nas lojas Drogaria Cesar.